SBCP: A Importância de Ser Membro para uma Cirurgiã Plástica de Mama
30/08/24
06/04/18
A cirurgia de abdominoplastia, também conhecida como cirurgia de abdômen ou dermolipectomia abdominal, consiste em um procedimento para a retirada do excesso de pele e gordura na região abdominal, devendo ser associada a correção da diastase abdominal quando presente.
Mas ela não é uma cirurgia para o emagrecimento. Ela é indicada para pessoas que passaram por gestação, grandes oscilações de peso, ou para pessoas que possuem pele flácida na região devido a fatores genéticos, envelhecimento, entre outros casos.
Com essa cirurgia, o abdome é remodelado, proporcionando um aspecto mais harmônico, melhorando o contorno corporal.
A abdominoplastia é indicada tanto para homens quanto para mulheres, mas não deve ser considerada como tratamento de obesidade, ou substituto de dietas e atividades físicas. Candidatos a abdominoplastia devem ser saudáveis e relativamente em forma.
Gestações futuras e alterações substanciais do peso após abdominoplastia, podem reduzir a eficácia e longevidade do tratamento.
As candidatas à cirurgia devem compreender as suas próprias motivações e ter expectativas realistas, entendendo as limitações do seu caso.
Obviamente, uma paciente com maior quantidade de gordura, uma pele mais estriada, com maior flacidez, terá um resultado diferente de outra mulher mais magra e com melhores tônus da pele.
E nos casos de pacientes que acabaram de ter filho, é preciso que se espere pelo menos seis meses após o término da amamentação.
Há várias técnicas para realizar a abdominoplastia que variam de acordo com a paciente e com a preferência de cada cirurgião.
No geral, é realizada uma incisão no abdome inferior, costura-se os músculos afastados, resseca-se o excesso de pele e gordura (dermolipectomia), e reposiciona-se o novo umbigo.
A abdominoplastia pode ser combinada com outras técnicas de contorno corporal, como a lipoaspiração e lipoescultura, tratando-se nesse caso de uma lipoabdominoplastia.
Uma dúvida comum entre as pacientes em relação à cirurgia de abdominoplastia, é o que será feito com o umbigo. O meu umbigo é retirado? É feito um novo umbigo? A cicatriz ficará aparente?
Na cirurgia é utilizado o próprio umbigo da paciente, que será liberado do abdome e após retirada do excesso de pele, será fixado na nova posição, resultando em uma cicatriz. Esta cicatriz geralmente fica bem escondida e não aparente.
Em alguns casos, como na presença de hérnia umbilical, às vezes faz-se necessário a confecção de um novo umbigo.
Um umbigo bem confeccionado durante a abdominoplastia é a etapa mais importante para se obter um resultado harmonioso!
Existem diversas técnicas para confecção do umbigo, e a escolha dependerá da experiência e preferência de cada cirurgião.
Os tipos são:
• Mini Abdominoplastia: trata a flacidez abaixo do umbigo e não é indicada para que tem flacidez acima do umbigo. A cicatriz é um pouco maior do que da cesárea e os músculos podem ser costurados. Não há cicatriz no umbigo.
• Abdominoplastia Clássica (incisão horizontal abdominal baixa): Trata o excesso de pele horizontal. Esta técnica é ideal para pacientes que apresentam excesso de pele leve a moderado. Durante o procedimento, é realizada a plicatura (pontos) na musculatura do abdome.
• Lipoabdominoplastia: quando realizamos uma abdominolpastia clássica associada a lipoaspiração de regiões com lipoacúmulo, como flancos e abdomen superior (o famoso “estômago alto”).
• Abdominoplastia Circunferencial (360): Indicada para pacientes após grandes perdas de peso (bariátrica) com excesso de pele moderado a severo e /ou que apresentam flacidez associada em culote e glúteos (lifting corporal inferior). A cicatriz, como o nome sugere, é circunferencial, e posicionada, na medida do possível, de forma a ser escondida pelas roupas íntimas/biquíni.
• Abdominoplastia em âncora: Indicadas para os casos mais severos de perda de peso (bariátrica), ficando a critério do cirurgião e da preferência do paciente. Alguns cirurgiões indicam nos casos de grande excesso de pele acima do umbigo (lipodistrofia epigástrica), presença de cicatriz mediana no abdome e associação com grandes hérnias epigástricas. Apresenta como grande desvantagem a cicatriz em “T” invertido no abdome.
Para se preparar para a sua cirurgia de abdome é fundamental seguir todas as recomendações médicas e realizar todos os exames solicitados pela cirurgiã.
Dentre alguns cuidados essenciais antes da sua cirurgia plástica estão: manter uma alimentação saudável, não ingerir bebidas alcoólicas e evitar alimentos pesados nos dias anteriores à cirurgia; parar de fumar pelo menos 60 dias antes da operação.
É muito comum que a paciente saia da cirurgia com dreno de sucção e esse seja retirado na primeira semana no consultório médico. Lembrando que esta retirada não é dolorosa.
O inchaço no primeiro mês é normal, logo que liberada pela médica, procure um profissional indicado para realizar drenagem linfática. Assim, podemos acelar a regressão do edema. Dormências próximas as cicatrizes também são normais.
Os resultados já podem ser percebidos após aproximadamente 30 dias do procedimento. Porém os resultados definitivos só podem ser analisados após cerca de 6 meses da realização da cirurgia, quando o inchaço já reduziu por completo e a cicatrização já está no processo final.
Respeite as recomendações médicas e a recuperação do organismo para que tudo corra bem.
É muito comum as pacientes apresentarem dúvidas sobre abdominoplastia preço, honorários, hospital etc.
O preço da cirurgia plástica é uma das principais preocupações das pacientes, mas não deve ser o principal critério para tomar uma decisão!
O Conselho Federal de Medicina não permite a divulgação de preço de cirurgia plástica em sites de internet. O orçamento de cada cirurgia é individualizado para cada paciente e leva em consideração diversos fatores como, hospital, equipe médica e técnica utilizada.
O custo da internação nos hospitais com boa estrutura e CTI, são tabelados, e variam de acordo com a localização, estrutura de hotelaria, tipo de cirurgia escolhida e itens inclusos no pacote (fios, tempo de cirurgia, medicações anestésicas).
Durante a consulta, sempre dou pelo menos duas opções de hospitais para que o paciente possa escolher de acordo com as suas preferências.
O preço da equipe cirúrgica é sempre a maior dúvida dos pacientes. Como calcular este valor sem avaliação presencial do paciente, através uma pergunta no Facebook ou por e-mail, ou ainda por uma foto que a paciente deseja enviar? Não é possível fornecer este valor sem antes ter uma conversa detalhada e exame físico em uma consulta médica.
O trabalho de um cirurgião com boa formação, residência médica em serviço credenciado, ético, e com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, tem um custo associado.
A minha equipe é composta por mais um cirurgiã plástica auxiliar, uma médica anestesista e uma instrumentadora cirúrgica.
Planeje seu procedimento com calma, estude as possibilidades e se prepare. Isso pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso da sua cirurgia!