SBCP: A Importância de Ser Membro para uma Cirurgiã Plástica de Mama
30/08/24
21/09/16
Você com certeza já ouviu falar em lipoaspiração, mas não deve saber ao certo do que se trata, do pré e do pós-operatório, de seus riscos e de outras características comuns a esse tipo de cirurgia.
Aqui, você irá encontrar diversas informações acerca desse procedimento, caso esteja pensando em passar pelo processo e ainda está em dúvida sobre muito do que vem pela frente se resolver “passar pela faca”.
Esse tipo de cirurgia é realizado para a remoção de gordura localizada, destinada para aquelas pessoas que desejam remover a gordura de locais específicos do corpo, mais comumente sendo feita na barriga e também nos flancos.
Porém, ela não é recomendada para pessoas obesas, pois não objetiva a perda do peso, mas sim a modelagem do corpo de forma a retirar apenas as gorduras que estão impedindo que o corpo fique da maneira desejada.
Para a realização da cirurgia, utiliza-se uma espécie de cânula ligada a um aparelho de sucção a vácuo ou mesmo de vibrolipoaspiração em que há a quebra e a sucção da gordura, que geralmente se localiza na parte inferior das camadas da pele.
Para antes do processo operatório, em um período de 30 dias, o paciente não deve tomar medicamentos sem receita médica, além de evitar o abuso de álcool. Dois meses antes, o fumo deve ser totalmente abolido, deve haver o controle de doenças como diabetes e hipertensão.
É necessário que se faça uma dieta equilibrada e também que se mantenha uma rotina de exercícios para que o corpo esteja preparado para o procedimento, além de informar ao médico as medicações que está tomando.
Tanto o pré quanto o pós-operatório devem ser realizados de maneira correta para não acarretar futuros problemas durante e após a cirurgia.
Para o pós-operatório, espera-se um cuidado ainda maior. Nesse processo, deve-se usar uma cinta compressiva, que é colocada logo após a realização do procedimento, sendo utilizada num período de 30 a 40 dias e retirada apenas para o banho.
É imprescindível, nos primeiros dias, que não haja atividade intensa, porém, é recomendada a prática de algumas atividades, como caminhar dentro de casa e não ficar apenas deitado.
É possível retornar ao trabalho após 5 a 7 dias, porém nenhum exercício pesado pode ser realizado dentro de um mês ou de acordo com o que o seu médico lhe recomendar.
Existem alguns riscos relacionados a esse tipo de cirurgia como alergias, sangramento, seroma, infecção, trombose venosa profunda e embolias. Por isso, devemos sempre fazer uma boa avaliação no pré-operatório e a realização de exames.
Vale ressaltar que todos os procedimentos devem ser realizados em hospitais por médicos especializados em cirurgias plásticas com a parceria de um médico anestesiologista, que é o responsável por monitorizar o paciente durante o ato cirúrgico e evitar que o mesmo sinta dor.
Os resultados de cada cirurgia irão depender de cada caso, sendo necessário, assim, consultar o seu médico para saber a sua opinião profissional e melhor indicação de cirurgia para cada biótipo.