SBCP: A Importância de Ser Membro para uma Cirurgiã Plástica de Mama
30/08/24
10/05/21
Olá, meninas! Como vocês estão nesta semana? Espero que bem e que estejam se cuidando direitinho. Hoje resolvi trazer um tema muito importante para conversarmos aqui: o bom resultado de uma cirurgia plástica.
Além de uma boa equipe técnica, os resultados dependem muito de como você se cuida antes e depois do procedimento e até de como se alimenta.
Os bons hábitos do paciente são fundamentais para que possamos garantir os resultados mais satisfatórios e minimizar todos os riscos.
Pensando nisso, trouxe aqui alguns pontos para que possamos refletir juntas e esclarecer quais são os cuidados que você deve ter antes e depois de passar por um procedimento.
Antes da cirurgia existem alguns cuidados que você deve praticar diariamente, como uma forma de preparar seu corpo. Um deles é aderir ao hidratante, todos os dias. Isso porque uma pele bem cuidada e hidratada se recupera mais fácil e tem um processo de cicatrização bem mais tranquilo. Por isso, pelo menos um mês antes da cirurgia, faça uso diário de cremes hidratantes e, claro, beba mais água! Hoje em dia existem aplicativos que podem te lembrar disso.
Se está pensando em pintar o cabelo, faça isso uma semana antes da cirurgia, pois, se a mesma for em qualquer parte do rosto, você não poderá ter contato com tinta e tonalizante por pelo menos dois meses depois da operação, ok?
Outra recomendação é evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Essa suspensão deve começar pelo menos dois dias antes da cirurgia, já que estas bebidas podem sobrecarregar a função do fígado, além de provocarem maior retenção de líquidos nos tecidos, o famoso “inchaço”.
O mesmo vale para o cigarro, que deve ser suspendido por, no mínimo, 2 meses antes da cirurgia. Além de reduzir a oxigenação do fluxo sanguíneo, o cigarro também compromete o sistema respiratório. Desta forma, o paciente fica mais suscetível à infecções, problemas de cicatrização, necrose, intercorrências referentes à anestesia, trombose, embolias e retardo no processo de recuperação.
Não tenha medo ou vergonha de perguntar nada ao seu médico antes do procedimento. Alinhe todas as suas dúvidas e expectativas para que você possa se preparar da forma correta e seu procedimento ocorra da melhor maneira possível.
É super comum os pacientes ficarem ansiosos para ver o resultado, mas é imprescindível que mantenham a paciência e façam tudo o que o médico recomendou para que tenham um bom pós-operatório.
Cada etapa do pós-operatório apresenta diferentes restrições e limitações que podem variar entre cada cirurgia, então converse com seu médico para que ele te explique o que você deve e não deve fazer e siga as instruções à risca.
Alguns cuidados indispensáveis são:
Muitas vezes o cirurgião vai te receitar medicamentos para evitar ou diminuir certas dores e processos inflamatórios. Desta forma, você deve seguir exatamente o que foi prescrito, desde a dosagem até os horários.
E lembre-se que jamais você deve se automedicar, em hipótese alguma!
Como já abordamos aqui no blog, o período mínimo ideal recomendado para evitar completamente a exposição solar é de 30 dias. Logo nas primeiras semanas após a cirurgia plástica, enquanto ao redor da incisão cirúrgica estiver cicatrizando e com hematomas, você não deve se expor ao sol nem com protetor ou coberto com roupa.
Passado esse período, converse com seu médico e verifique como e quando você poderá se expor ao sol.
A cicatrização, etapa crítica e fundamental para os resultados desejados, depende diretamente de cuidados que incluem não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas.
De acordo com estudos, esses hábitos aumentam (e muito!) o risco de complicações na cicatrização das feridas operatórias e atrapalha diretamente o resultado da sua cirurgia.
Em alguns procedimentos, será necessário a restrição de movimentos e até mesmo o uso de cintas elásticas por mais de um mês, portanto, é necessário se dispor de tempo e logística para se recuperar. O ideal é fazer a cirurgia quando se sabe que vai poder voltar ao trabalho com mais calma.
Você e sua recuperação são as prioridades no momento, se organize em casa e no trabalho para que não ocorra nenhum estresse e o pós-operatório seja o mais tranquilo possível.
Ao longo deste artigo, apresentei para vocês alguns cuidados que devem ser tomados para garantir um bom resultado de uma cirurgia plástica. Essa conscientização é muito importante, afinal, estamos falando sobre saúde, nosso bem mais precioso.
Além de escolher bons profissionais e uma clínica especializada, é de suma importância seguir todas as recomendações do seu médico. O bom resultado de uma cirurgia plástica também depende de você!
Aqui no blog estamos sempre abordando temas como este e muitos outros, portanto, se você gostou desse artigo, aproveite e confira outros, compartilhe com suas amigas e fique a vontade para me escrever e assim conversarmos sobre as possíveis dúvidas!
Acompanhe também o nosso trabalho nas redes sociais!
Um abraço e se cuidem!