Cirurgia de mama no Brasil: O que você deve avaliar antes de realizar
28/11/24
06/04/18
Hoje queria conversar com vocês sobre um tema frequente no consultório, mas que muitas mulheres ainda têm vergonha de falar: a vontade de fazer algum procedimento estético depois da gravidez! Algumas pacientes, mesmo bastante insatisfeitas com as mudanças corporais trazidas pela gestação, julgam-se culpadas por, num momento tão nobre da vida como este, ainda se preocuparem com questões aparentemente “superficiais”. Para piorar, é comum que familiares e parceiros também não valorizem esse tipo de questão…
Mas é fundamental que esse tema seja discutido! Prova disso é que existe atualmente até um nome especial para ele – MOMMY MAKEOVER – traduzido como “Transformação da Mamãe”. Muito popular nos EUA, ele representa um conjunto de procedimentos da cirurgia estética, todos seguros e já bastante consagrados, só que voltados para as alterações do contorno trazidas pela gestação.
Quem já engravidou, sabe muito bem: flacidez e alteração no volume das mamas, excesso de pele e gordura no abdome e no tronco, problemas na musculatura abdominal.
O importante é entender que não existe um padrão. Normalmente o perfil é de mulheres de 23 a 50 anos ,que passaram por uma ou mais gestações, ativas e que não estão contentes com o contorno corporal adquirido após a maternidade e desejam recuperar sua auto-estima e confiança.
Na consulta devem ser avaliadas as necessidades de cada uma, inclusive muitas vezes propondo alternativas não exatamente cirúrgicas que boa parte ainda desconhece. O que deve existir é respeito pela forma que cada um se vê e pelo que gostaria de mudar.
Repare se você tem alguma das queixas a seguir:
– Gostaria de aumentar ou levantar minhas mamas que diminuíram após a amamentação!
– Apesar de intenso trabalho físico abdominal, meu abdome se mantém projetado e a cintura não ganha definição…
– “Meu abdome nunca mais foi o mesmo após ter tido filhos!”
– “Gostaria de remover ou diminuir ao máximo as estrias que apareceram após minha gestação!”
Então saiba que existe uma proposta conhecida na cirurgia estética como MAMMY MAKEOVER, que pode ajudá-la!!!
O primeiro passo é definir as necessidades de cada uma. Além do ganho de peso corporal, o mais comum é a queixa sobre alterações na mama, como queda, perda de volume ou até de desconforto (principalmente para aquelas que ja tinham mama grande antes da gestação). Outros pontos frequentes são o acúmulo de gorduras nos flancos e flacidez do abdome, associados a estrias e sobra de pele. As cirugias mais realizadas são mastopexia com colocação ou não de prótese de silicone e abdominoplastia combinada com lipoaspiração.
Esses procedimentos podem ser realizados em conjunto , porém os riscos e benefícios devem ser avaliados e expostos durante a sua consulta médica. Assim como, o momento indicado para a realização dessas cirurgias. Essa também é a oportunidade de esclarecer as dúvidas sobre a anestesia!
Se você quer conhecer mais sobre o tema, procure seu médico! O diálogo com a exposição das suas queixas e necessidades é o ponto mais importante!