Retirada de Implante Mamário – O Explante: Saiba Tudo Sobre o Assunto
29/09/24
28/09/20
Sabemos que o aparecimento das temidas ruguinhas traz algumas insatisfações relacionadas à nossa aparência. E o campeão dos procedimentos mais procurados quando falamos em rejuvenescimento é a toxina botulínica.
Mais comumente conhecido como Botox (este na realidade é o nome da primeira marca aprovada para fins estéticos e a mais comercializada), o método ganhou o coração de homens e mulheres de diversas idades que buscam um tratamento para amenizar rugas e marcas de expressão.
A popularização do procedimento se deu basicamente pelo bom resultado, pelo baixo risco da aplicação e valor teoricamente acessível quando comparado com uma intervenção cirúrgica. Da mesma forma, o alto índice de realizações também traz consigo diversos questionamentos e uma problemática na disseminação das informações acerca do assunto.
Você sabe o que é mito e o que é verdade sobre a toxina botulínica? Vamos testar!
VERDADE. Costumamos indicar a aplicação por volta dos 25 anos como forma de prevenir o aparecimento das linhas de expressão. Todavia, não existe uma regra definida. Avalio todo caso individualmente para montagem correta de um cronograma de tratamento de acordo com suas necessidades e objetivos.
MITO. É importante ressaltar que a ação da toxina botulínica é temporária e atua de forma localizada na região aplicada. A substância exerce o bloqueio a estímulos de contração nos músculos de forma parcial ou total e, assim, ameniza a aparência das rugas dinâmicas (aquelas causadas pelo movimento do nosso rosto). Mas, após algum tempo, o próprio organismo consegue encontrar novas formas para transmissão desse estímulo e os movimentos retornam ao normal.
Nas mulheres, o efeito pode durar de quatro a seis meses, variando de organismo para organismo. Nos homens, por terem a musculatura mais rígida, esse prazo gira em torno de quatro meses.
DEPENDE. Quando realizada de forma adequada e respeitando o conjunto, disposição e fisionomia da face, a aplicação tende a relaxar apenas o músculo envolvido no surgimento das rugas e/ou marcas de expressão. Entretanto, a prática de forma “exagerada” pode acometer músculos em demasia e prejudicar certos movimentos.
Assim, é de extrema importância que o procedimento seja realizado com profissionais habilitados e de confiança. Além disso, a região tratada deve ser bem estudada pelo especialista para que o resultado seja o mais natural possível.
MITO. Essa indicação, na realidade, é apenas a mais comum, na qual promove o rejuvenescimento ao trabalhar locais como os “pés de galinha”, rugas na região da testa e da glabela (espaço entre as sobrancelhas) e bigode chinês.
Mas a toxina botulínica pode agir também no tratamento de enxaqueca – acompanhado e indicado por um neurologista -, controle de suor nas axilas, e na odontologia para correção de sorriso gengival, sorriso assimétrico e bruxismo.
VERDADE. Os primeiros resultados podem ser vistos de cinco a quinze dias após a aplicação. Nesse prazo recomendamos o retoque para corrigir possíveis assimetrias nos músculos ou má absorção do produto.
Acompanhe nosso blog, sempre com temas novos!
Conheça mais sobre nosso trabalho no site!