Lipoaspiração e Lipoescultura

A lipoaspiração e a Lipoescultura são procedimentos cirúrgicos que tem por objetivo diminuir o volume de gordura no corpo, especialmente em áreas localizadas, proporcionando uma melhor proporção e contorno do corpo.

Técnica responsável por aspirar a gordura nas áreas que são previamente determinadas nas consultas médicas que antecedem a cirurgia. Em seguida, essa gordura aspirada pode ser utilizada para preencher outras regiões do corpo (glúteos, lábios, sulcos da face, cintura, costas, bochechas, por exemplo), realizando-se, portanto, a técnica da lipoescultura.

Por não ser um procedimento para emagrecer, a lipoaspiração é recomendada, principalmente, para pacientes que apresentam gorduras localizadas e que já estejam com o seu peso ideal ou próximo dele.

A escolha do tipo de anestesia depende da quantidade de gordura que será retirada. As opções são: anestesia local com sedação, peridural ou anestesia geral.

O pós-operatório abrange uma série de cuidados específicos que são detalhados pelo cirurgião plástico, podendo, inclusive, abranger a necessidade de realização de outros procedimentos, tais como sessões de drenagem linfática, a depender do caso de cada paciente. O resultado definitivo só é constatado após 6 meses da realização da cirurgia.

Nosso Diferencial

• Todas as nossas cirurgias são realizadas por uma equipe completa – composta pela Cirurgião principal, Cirurgião auxiliar, anestesista e instrumentador. Todos com excelente formação, anos de experiências, e membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
• Além de equipe composta por profissionais qualificados, só realizamos nossas cirurgias em ambiente hospitalar com CTI e centro cirúrgico com equipamentos modernos para melhor atendimento, segurança e conforto do paciente.
• Sempre solicitamos avaliação completa pré-operatória, com exames de sangue, exames de imagem e risco cirúrgico (parecer clínico e/ou cardiológico)
• Já realizamos mais de 600 cirurgias nos últimos 3 anos.

Perguntas Frequentes

Conheça as dúvidas mais comuns sobre este procedimento.

Pela regra médica, a cirurgia de lipoaspiração permite que sejam retirados com segurança de 5 a 7% do peso ideal em gordura. Ou seja, essa porcentagem é calculada com base no MMC de cada paciente.

Quase imperceptível, a cicatriz de lipoaspiração é menor que 1 cm. Isto porque a incisão é feita apenas para a entrada da cânula. Além disso, ela ocupa áreas mais discretas, como sob a marca do biquíni.

Isso varia de pessoa para pessoa. O que é muito comum é a sensação de desconforto pelo inchaço e a dor de quando a área operada é pressionada. Porém isso é facilmente tratado por meio dos analgésicos receitados.

Hematomas e seroma (acúmulo de líquido) podem surgir após a sua cirurgia. Outras complicações possíveis são: a infecção, a trombose e a embolia pulmonar. Todas elas são raras, principalmente se a lipoaspiração for feita por um membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Pois eles são especializados e sabem quais medidas tomar para evitar complicações. Além disso, é importante fazer o procedimento em um ambiente hospitalar

Em geral, o mais indicado por anestesistas experientes em cirurgia plástica é a peridural com sedação. Dependendo da região, também pode ser usada a local com sedação.

Depende da extensão da área lipoaspirada e da quantidade de gordura a ser retirada. Normalmente dura de 2 a 4 horas. Já o tempo de internação pode ser de 12h ou 24h.

Se houver a necessidade de levar pontos, eles são retirados entre os 7 e 14 dias do pós-operatório.


1. O retorno ao trabalho ocorre entre 7 e 14 dias, mas você deve evitar esforços por 30 dias. Exercícios físicos podem levar até 2 meses de espera.
2. Evite molhar o curativo durante os 2 primeiros dias.
3. Não se exponha ao sol por um período mínimo de 8 semanas.
4. Alimentação normal (salvo em casos especiais).
5. Faça as sessões de Drenagem Linfática assim que o cirurgião liberá-la.
6. Use a cinta elástica por cerca de 1 mês.

Dra. Ana Borba Leite

Graduada em medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pelo Hospital Federal de Ipanema (HFI). Também sou membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP.

Atualmente, atendo em meu consultório localizado no centro do Rio de Janeiro.

Realizo constantes cursos de atualização e participo de importantes congressos na área médica no Brasil e em outros países.

Conheça a estrutura da Clínica