SBCP: A Importância de Ser Membro para uma Cirurgiã Plástica de Mama
30/08/24
16/03/21
Olá, meninas! Espero que esteja tudo bem com vocês e que vocês estejam se protegendo direitinho durante esse momento delicado de pandemia que estamos vivendo. Hoje quero falar para vocês sobre uma coisinha que incomoda muita gente: aquela gordurinha que fica no braço, sabe? Muita gente evita até o famoso “tchauzinho” por vergonha, mas além de ser normal, é possível resolver. Por isso, vamos falar sobre a braquioplastia, que é uma cirurgia plástica nos braços que retira o excesso de gordura ou de pele da região. Também conhecido como lifting de braço, este procedimento é famoso por eliminar a flacidez. A operação é realizada entre a axila e o cotovelo e é um tratamento que causa muita curiosidade entre os pacientes. A principal dúvida é sobre as indicações para braquioplastia.
A braquioplastia – também conhecida como lifting de braço e dermolipectomia braquial – é uma cirurgia plástica para corrigir a flacidez de pele na região do tríceps (a parte de trás do braço).
Poucas pessoas sabem, mas a maior causa da flacidez na área dos braços é mesmo a variação de peso. Isso acontece porque a pele dessa região é fina e não muito elástica. Uma vez distendida com o ganho de peso, a gordura faz com que a área fique curva. Então, mesmo após emagrecer novamente, a pele não volta ao estado original, tornando-se flácida.
Por isso, a cirurgia plástica nos braços é indicada para pessoas que perderam muito peso após uma dieta, realizaram cirurgia bariátrica ou têm predisposição genética a ter flacidez. Também pode ser indicada a pessoas que tenham ficado com a pele do braço muito flácida decorrente do envelhecimento.
Para realizá-la, é necessário estar em boas condições de saúde e ter excesso de pele na região do braço que não pode ser eliminada com exercícios físicos.
Estes aspectos são avaliados através de um check-up de exames que apontam riscos cirúrgicos, doenças crônicas – como diabetes e hipertensão – e de pacientes com problemas no trato urinário ou coagulação do sangue. O cirurgião irá avaliar a necessidade da cirurgia e dos exames pré-operatórios que serão precisos.
A braquioplastia em si envolve o reposicionamento da pele no braço e a retirada de seu excesso para eliminar a flacidez do local. A incisão é realizada na região axilar e estendida para a face interna dos braços.
Caso a flacidez seja bem pouca, a cicatriz, porém, pode se localizar apenas na axila, mas quando ela é moderada a grande, a cirurgia se estende também pelo braço, podendo chegar até logo antes do cotovelo.
No transcorrer do ato operatório, é ressecado o excesso de pele, devolvendo aos braços um contorno mais adequado. O procedimento pode ser feito com anestesia geral (e pode ser associada a outros procedimentos, como lipoaspiração ou mamoplastia).
Quando é feito somente o lifting da pele, a cirurgia pode demorar duas horas. Caso seja associada à lipoaspiração, demorará até três horas.
Um questionamento comum dessa cirurgia são suas cicatrizes, que, devido a espessura da pele dos braços e por serem em uma parte do corpo que é muito movimentada, podem ser um pouco evidentes. Sua extensão dependerá do grau de flacidez ou pele em excesso do paciente. Normalmente as cicatrizes ficam localizadas na axila e se estendem para a parte interna do braço.
Evitar movimentar muitos os braços no pós-operatório ou forçar a cicatriz ajuda a amenizar sua aparência. Após a cicatrização completa do local existem tratamentos estéticos, tais como, laser e peelings, que amenizam o aspecto da cicatriz.
O pós-operatório da cirurgia plástica nos braços também exige bastante atenção, a fim de se evitar a mais comum das complicações dessa cirurgia, que é a deiscência da incisão (abertura espontânea da pele suturada).
Por isso, você deverá tomar cuidado com a movimentação dos braços nas primeiras semanas, apesar de uma restrição muito severa dos movimentos não ser necessária. Além destes cuidados, é necessário:
• Evitar esforço físico em um período de 60 dias.
• Usar malha elástica compressiva por pelo menos 1 mês.
• Evitar movimentos intensos com os braços.
• Evitar carregar grandes pesos ou realizar exercícios físicos com os braços.
• Evitar exposição ao sol na região operada.
• Realizar drenagem linfática em casos de edemas.
Agora que você sabe tudo sobre a braquioplastia, me conta: ficou alguma dúvida? Se a resposta for sim, é só me chamar para que possamos conversar e esclarecer todos os seus questionamentos!
Continue nos acompanhando aqui no blog e nas redes sociais e fique por dentro de tudo sobre esse assunto!