Tratamento de Queimaduras

As queimaduras são agressões à pele que podem ter natureza química, física ou elétrica. A principal causa de queimadura é por líquidos quentes (escaldo).

A cirurgia plástica tem função especial no tratamento agudo das queimaduras, tanto após a sua ocorrência quanto em suas sequelas (cicatrizes decorrentes de queimaduras mais profundas). O tratamento é demorado e demanda empenho e paciência por ambas as partes envolvidas: médico e paciente.

As queimaduras, são classificadas por graus de acordo com a profundidade atingida, bem como diretamente proporcional a sua gravidade. Os graus de queimadura são:

  • primeiro grau (envolve a epiderme, camada mais superficial da pele);
  • segundo grau (envolve a epiderme e a derme);
  • terceiro grau (abrange toda a espessura da pele, podendo acometer tecidos mais profundos).

Como consequência das queimaduras pode haver a perda da integridade da barreira cutânea, deixando sequelas funcionais e estéticas importantes, conforme a sua profundidade.

A cirurgia plástica para tratamento de queimaduras pode ser classificada em aguda (realizada logo após a lesão) e reconstrutiva (casos em que há lesões maiores e a necessidade de enxerto de pele, o que somente ocorre depois da recuperação do paciente).

O cirurgião plástico define as técnicas que irá utilizar para o tratamento de acordo com a extensão e a profundidade das queimaduras.

Nosso Diferencial

• Todas as nossas cirurgias são realizadas por uma equipe completa – composta pela Cirurgião principal, Cirurgião auxiliar, anestesista e instrumentador. Todos com excelente formação, anos de experiências, e membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
• Além de equipe composta por profissionais qualificados, só realizamos nossas cirurgias em ambiente hospitalar com CTI e centro cirúrgico com equipamentos modernos para melhor atendimento, segurança e conforto do paciente.
• Sempre solicitamos avaliação completa pré-operatória, com exames de sangue, exames de imagem e risco cirúrgico (parecer clínico e/ou cardiológico)
• Já realizamos mais de 600 cirurgias nos últimos 3 anos.

Perguntas Frequentes

Conheça as dúvidas mais comuns sobre este procedimento.

Quando houver perda de estética ou da função na região onde ocorreu a queimadura. Na maior parte das vezes, a cirurgia de como tratar queimaduras é recomendada para queimaduras de segundo grau em níveis profundos e de terceiro grau.

  • Agendar uma consulta com um cirurgião plástico confiável;
  • Conversar a respeito dos objetivos e dos resultados desejados;
  • Entrar em um acordo junto ao cirurgião plástico em relação aos resultados esperados e aos benefícios que serão obtidos em longo prazo.

Todas as pessoas que tiverem se envolvido em acidentes com queimaduras. Aquelas que tenham perdido parte dos movimentos no pescoço, nos ombros, nas mãos ou nas pernas passam por processos para a liberação das contraturas da cicatriz, o que oferece excelentes resultados.
Cicatrizes localizadas no nariz, nas pálpebras, nos lábios ou que tenham resultado em perda de cabelo também podem ser tratadas, bem como aquelas que tenham cicatrizes maiores, mais complexas e descoloridas.

  • Investir em procedimentos fisioterápicos, devido à necessidade de posturas e posicionamentos específicos em determinados casos para a obtenção de melhores resultados;
  • Manter o acompanhamento com o cirurgião plástico para que seja analisada a evolução do caso.

Dra. Ana Borba Leite

Graduada em medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pelo Hospital Federal de Ipanema (HFI). Também sou membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP.

Atualmente, atendo em meu consultório localizado no centro do Rio de Janeiro.

Realizo constantes cursos de atualização e participo de importantes congressos na área médica no Brasil e em outros países.

Conheça a estrutura da Clínica