Redução de Mama

A mamoplastia redutora ou cirurgia para redução das mamas, constitui-se em remover o tecido glandular e a pele, levando a uma redução de peso e tamanho dos seios.

Este procedimento é indicado para mulheres que apresentam seios muito grandes e pesados, os quais podem, até mesmo, dificultar atividades físicas, o uso de certas roupas, e, especialmente, ocasionar problemas de saúde, entre os quais as dores na coluna.

Sua realização ocorre por meio de incisões, cujas técnicas e o tamanho variam conforme a necessidade de redução. A anestesia depende de cada caso e paciente, mas, na mamoplastia a opção é a anestesia geral. O tempo de operação é, em média, de quatro a cinco horas.

A recuperação abrange restrições de algumas atividades (dirigir, praticar atividade física, pegar peso, etc) durante três a quatro semanas, além do o uso de sutiã pós-cirúrgico por igual período e de outras orientações que são individualizadas para cada paciente.

Nosso Diferencial

• Todas as nossas cirurgias são realizadas por uma equipe completa – composta pela Cirurgião principal, Cirurgião auxiliar, anestesista e instrumentador. Todos com excelente formação, anos de experiências, e membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
• Além de equipe composta por profissionais qualificados, só realizamos nossas cirurgias em ambiente hospitalar com CTI e centro cirúrgico com equipamentos modernos para melhor atendimento, segurança e conforto do paciente.
• Sempre solicitamos avaliação completa pré-operatória, com exames de sangue, exames de imagem e risco cirúrgico (parecer clínico e/ou cardiológico)
• Já realizamos mais de 600 cirurgias nos últimos 3 anos.

Perguntas Frequentes

Conheça as dúvidas mais comuns sobre este procedimento.

A cirurgia para redução de mama é realizada em mulheres a partir dos 15 anos de idade. Geralmente, quem procura esse tipo de procedimento espera alcançar o alívio de determinados incômodos, como:
• Dores nas costas e nos ombros
• Sutiãs com as alças irritando a pele
• Seios desproporcionalmente grandes
Portanto, a Mamoplastia Redutora é o procedimento ideal para elevar a autoestima das mulheres que estão insatisfeitas com o tamanho de suas mamas.

A Cirurgia Mamoplastia Redutora tem duração média de 2 horas, mas esse tempo pode ser maior dependendo do volume a ser reduzido.

Após a cirurgia, o resultado é imediato, porém ainda haverá inchaço, edemas e manchas na pele. Além disso, o aspecto das cicatrizes vai alterar bastante, ficando mais finas e claras em até 1 ano.

Evite movimentar os braços: no começo a mobilidade é bem limitada, a paciente não deve elevar os braços por 15 dias.
Evite fumar: assim como no pré-operatório, fique pelo menos 1 mês sem fumar. Esta é uma recomendação para a boa cicatrização, já que o tabagismo pode prejudicar a qualidade da cicatriz.
Faça leves caminhadas: o repouso é importante, porém não deve ser absoluto! Você precisa manter a circulação ativa para evitar futuras tromboses.
Use o sutiã cirúrgico: permaneça com a malha por cerca de 30 dias, ela ajuda a diminuir o inchaço. Só tire para tomar banho ou trocar por outra.
Durma de barriga pra cima: você deve ficar pelo menos 1 mês sem dormir de lado ou de barriga para baixo, assim não compromete o resultado.
Fuja do sol: mantenha esse cuidado durante os 3 primeiros meses. Já que o sol pode prejudicar a boa cicatrização da pele.

Na Cirurgia para Redução de Mama os médicos optam pela anestesia peridural com sedação. Raramente será utilizada a anestesia local.
Mas de qualquer forma, recomendamos que você passe numa consulta de avaliação com o médico anestesista. Ele pode analisar o que é melhor para você.

• São feitas as marcações no local para saber o que será retirado
• Realizam cortes para remover o excesso de gordura e tecido mamário
• Reposicionar a mama e, se necessário, diminui o tamanho da aréola
• Fecha o corte com pontos ou usa uma cola cirúrgica para evitar as cicatrizes
• Faz um curativo nas mamas para proteger a região

Os pontos devem ser removidos cerca de 8 a 15 dias após a cirurgia, conforme a orientação do cirurgião plástico.

As pacientes que fizeram a cirurgia plástica mama redução, nos 6 primeiros meses, devem evitar exercícios físicos mais pesados. Principalmente aqueles que exigem a movimentação dos braços, como a musculação e levantamento de pesos. Em contrapartida, atividades que utilizam os membros inferiores poderão ser realizadas após 15 dias, como caminhadas.

Dra. Ana Borba Leite

Graduada em medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pelo Hospital Federal de Ipanema (HFI). Também sou membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP.

Atualmente, atendo em meu consultório localizado no centro do Rio de Janeiro.

Realizo constantes cursos de atualização e participo de importantes congressos na área médica no Brasil e em outros países.

Conheça a estrutura da Clínica