
Mamoplastia Redutora: Quando Ela É Indicada e Quais os Resultados Esperados
31/03/25
27/03/25
Primeiramente, vamos falar de Planejamento na Cirurgia de Prótese de Mama.
Quando falamos sobre cirurgia plástica, muitos imaginam apenas o resultado final: um antes e depois transformador. Mas a realidade é que o sucesso de uma cirurgia de prótese de mama começa muito antes do dia do procedimento. Assim, ele se constroi através de um planejamento detalhado, com uma abordagem individualizada, segura e transparente.
Entre tanto, cada paciente é única e merece um planejamento exclusivo. Não existe uma fórmula pronta para o aumento das mamas, pois cada corpo tem suas particularidades e objetivos. Assim, é nessa etapa que analisamos fatores fundamentais para garantir um resultado harmônico, seguro e alinhado às expectativas da paciente.
Ao longo da minha trajetória, percebo que quanto mais personalizada é a abordagem, maior é a satisfação no pós-operatório. Por isso, todo o processo é planejado com atenção a detalhes como:
Formato e volume do implante: é fundamental escolher o tamanho e tipo de prótese mais adequado para cada corpo, considerando a estrutura torácica, o biotipo e a qualidade da pele.
Posicionamento da prótese: a escolha entre as técnicas Dual Plane, Subglandular ou Submuscular influencia diretamente no resultado final, estabilidade do implante e recuperação.
Tipo de incisão: explico sobre qual é a melhor via de acesso e o porquê de cada escolha.
Simulador 3D: essa tecnologia me permite mostrar uma perspectiva de resultado e alinhar expectativas com minhas pacientes, proporcionando mais segurança e informação antes da cirurgia.
O planejamento cirúrgico envolve etapas que garantem que todo o procedimento seja conduzido com controle, segurança e eficiência.
A primeira consulta é um momento essencial para entender a motivação da paciente, avaliar suas queixas e definir qual abordagem trará os melhores resultados. Assim, Faço uma análise completa da anatomia da mama, estrutura torácica e biotipo corporal, para que cada detalhe seja planejado estrategicamente.
Além disso, reforço a importância de expectativas realistas, explicando de forma clara o que pode ser alcançado com a cirurgia.
👉 Leia mais sobre a importância da primeira consulta aqui
A segurança sempre vem em primeiro lugar. Antes de qualquer cirurgia, realizamos uma bateria completa de exames para garantir que a paciente esteja apta ao procedimento. Isso inclui exames laboratoriais, avaliação cardíaca e exames de imagem das mamas.
Aqui, não realizo procedimentos sem uma análise minuciosa da saúde da paciente. Meu compromisso é oferecer não apenas uma excelente experiência, mas também um pós-operatório tranquilo e sem complicações.
Com base na consulta (desejo e exame físico) e nos exames, explico sobre a melhor técnica para a paciente. Cada paciente tem seus desejos e anatomia, por isso, é essencial personalizar o procedimento.
Por exemplo: algumas pacientes se beneficiam mais da técnica Dual Plane com próteses de formato anatômico, pois ela dá um resultado mais natural e sustentado ao longo dos anos. Já outras podem preferir o implante de base redonda, que oferece projeções um pouco mais desenhadas no colo mamário.
Leia mais no blog: R24R
Todos os meus procedimentos são realizados em hospitais de referência no Rio de Janeiro, como Copa D’Or, Copa Star e Samaritano. Essa escolha garante que a paciente tenha acesso ao que há de mais moderno em tecnologia cirúrgica e anestésica, além de toda a estrutura de um hospital completo, com CTI e equipe de suporte.
Uma equipe altamente capacitada realiza a cirurgia, com cirurgião auxiliar, anestesista e instrumentadora, todas especializadas e treinadas para garantir um procedimento seguro e eficiente.
👉Segurança na cirurgia de mama
O cuidado não termina no centro cirúrgico. O pós-operatório é uma fase essencial para garantir o sucesso da cirurgia e a recuperação tranquila da paciente.
No meu protocolo de recuperação, ofereço um acompanhamento próximo e personalizado. A paciente tem acesso direto a mim e a toda a minha equipe para tirar dúvidas e receber suporte sempre que necessário.
Com a técnica R24R, as pacientes conseguem retomar atividades cotidianas em apenas 24 horas, sem dor ou longos períodos de repouso. Logo, essa é uma grande inovação na recuperação cirúrgica!
👉 Saiba mais sobre a técnica R24R aqui
Por fim, o planejamento é a base de uma cirurgia segura e bem-sucedida. Cada detalhe faz diferença no resultado final, na qualidade da recuperação e, consequentemente, na satisfação da paciente.
📲 Me siga no Instagram para mais conteúdos: @draanaborba
▶ ️ Assista aos meus vídeos no YouTube: Dra. Ana Borba