Cirurgia de mama no Brasil: O que você deve avaliar antes de realizar
28/11/24
21/09/16
A otoplastia diz respeito à cirurgia plástica de orelhas. Este procedimento geralmente é conhecido pela correção das orelhas de abano (orelhas proeminentes), mas também se destina ao tratamento de outros problemas, tais como a ausência congênita de orelhas, sequelas de traumas e orelhas constrictas.
Este procedimento é indicado para pessoas que se sentem incomodadas com a aparência de suas orelhas, as quais podem procurar um cirurgião plástico e realizar uma avaliação a fim de que se constate a necessidade da cirurgia.
Crianças a partir dos 5-6 anos de idade podem realizar este tipo de cirurgia. Porém é muito comum realizar a otoplastia em adolescentes e adultos.
O procedimento deve ser realizado em um centro cirúrgico que é um local seguro tanto para o paciente como para o médico. Pois possui equipe treinada e equipamentos para qualquer tipo de alternativa.
Geralmente está cirurgia é realizada apenas com sedação e anestesia local. A duração é de cerca de uma hora e o risco é muito baixo.
Após a intervenção cirúrgica a dor costuma ser leve a moderada e quando ocorre é controlada com a indicação de analgésicos realizados pelo cirurgião.
A alta hospitalar é feita algumas horas após a recuperação da anestesia. Os pontos são internos e não precisam ser removidos.
Após a cirurgia, curativos ou bandagens serão inseridos sobre o local para mantê-lo limpo, protegê-lo de trauma e para sustentar a nova posição da orelha durante a cicatrização inicial por um ou dois dias.
Assim que o curativo é retirado o resultado desejado poderá ser visualizado em torno de 80%. O resultado será definitivo da Cirurgia Plástica de Orelhas poderá ser visualizado a partir de três meses.
Existem casos de recidiva, quando a orelha de abano volta, sendo possível efetuar uma cirurgia de correção.