14/08/18

Dra, quero fazer uma cirurgia plástica! Por onde devo começar?

Dra, quero fazer uma cirurgia plástica! Por onde devo começar?

Dra, quero fazer uma cirurgia plástica! Por onde devo começar?

Todo mundo já sonhou em fazer uma cirurgia plástica! Seja para reparar pequenos defeitos, seja para questões totalmente estéticas, como fazer uma lipoaspiração ou aumentar os seios. A procura vem aumentando ano a ano e estatísticas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica mostram que os brasileiros já ultrapassaram os norte-americanos no número de procedimentos. No entanto, apesar de cada vez mais comum, alguns pontos muito importantes devem ser destacados. Veja se você conhece todos eles!

1- O primeiro ponto e um dos mais importantes: quando se deseja realizar uma cirurgia plástica, devemos entender que nenhum procedimento será capaz de tratar problemas emocionais e pessoais! Com as inúmeras opções de tratamentos na cirurgia plástica, podemos ajudar você a recuperar sua autoestima e melhorar no seu corpo que gere algum incômodo. Mas tenha sempre cuidado com a expectativa sobre o resultado da cirurgia. Ela também deve vir acompanhada de outras medidas que contribuam para a sua autoestima, como a prática de atividade física, uma boa alimentação, exercício de meditação ou mesmo alguma forma de psicoterapia.

2- Após darmos o devido valor dessa cirurgia nas nossas vidas, devemos nos assegurar da melhor indicação do procedimento para cada um, levando em conta segurança, qualidade dos produtos utilizados e, não menos importante, mas não definidor da escolha: o custo. A busca por cirurgião capacitado deve ser feita pelo site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, além de outras informações desse profissional que possam ser encontradas em sites de buscas e redes sociais. Lembrando que nenhum médico comprometido vende sonhos! E que números de curtidas não garante a capacitação e qualidade desse profissional.

3- Depois da escolha do profissional adequado, a consulta e avaliação médica nesse momento devem incluir uma boa conversa entre os desejos da paciente e o que de melhor pode ser oferecido, bem como esclarecimentos sobre o procedimento (pré e pós operatório) e solicitação de exames para avaliação de risco cirúrgico. É importante falarmos dos riscos e de possíveis complicações, mesmo que raras. E, dessa forma, o esclarecimento de como a prevenção das complicações será feita!

4- Outra dúvida muito frequente na consulta de cirurgia plástica é sobre o valor do procedimento! Esse é um tópico tão importante quanto os anteriores. E devemos sempre levar em consideração o aspecto mais valioso nesse custo: sua integridade física! Preocupe-se em realizar a cirurgia em ambiente hospitalar adequado ao procedimento e a presença de uma equipe completa, que inclui profissionais como cirurgião principal, cirurgião auxiliar (que também deve ser cirurgião plástico), anestesista e o profissional de instrumentação cirúrgica. Além disso, você deve se preparar para o custo com medicamentos no pós-operatório, malhas cirúrgicas ou cintas, assim como sessões de drenagens linfáticas, quando indicadas.

Enfim, realizar uma cirurgia plástica está cada vez mais comum e a pesquisa sobre o assunto e profissionais capacitados também! Certifique-se de que tudo será feito cumprindo as boas normas de segurança para otimizar seu resultado! Depois de realizar todas essas etapas, desejo uma ótima cirurgia com uma excelente recuperação!