Cirurgia de mama no Brasil: O que você deve avaliar antes de realizar
28/11/24
05/03/20
Com frequência, recebo no consultório pacientes que fizeram a cirurgia bariátrica e que há muito já passaram pela fase do pós-operatório. Para algumas pessoas, ainda é novidade que, após a bariátrica, ocorre uma perda de peso tão grande e em um prazo muito curto, o que acaba gerando excesso de pele em várias regiões do corpo, como abdômen, braços e pernas.
Com isso, o corpo fica com um aspecto bem mais flácido, a fisionomia perde a sua aparência definida e não vemos mais harmonia no contorno corporal.
Portanto, mesmo que a balança te diga que você está magro, não quer dizer que você ainda se sinta satisfeito com o seu corpo.
É claro que após perder todo aquele peso indesejável, alguns podem pensar nisso como se fizesse “parte do pacote”, não é mesmo?! Mas é fato que para algumas pessoas esse físico não agrada e pode trazer novas inseguranças e desconfortos em relação ao corpo.
É tendo em vista este contexto que a cirurgia plástica pós bariátrica se torna uma excelente alternativa.
Geralmente recomendo a cirurgia reparadora entre um e dois anos após a bariátrica, que é quando a perda de peso foi estabilizada.
Isso é aconselhado para que o resultado da cirurgia plástica não fique comprometido caso a perda de peso continue acontecendo.
Pode ser necessário mais de um procedimento cirúrgico para o tratamento completo do excesso de pele, dependendo de cada paciente. Portanto, cada caso será avaliado individualmente pelo médico responsável pela bariátrica e por mim, como cirurgiã plástica.
As cirurgias reparadoras mais solicitadas pelos pacientes que me procuram no consultório são:
– Abdominoplastia (para corrigir o abdômen);
– Braquioplastia (retirar os excessos de pele dos braços);
– Mamoplastia (de aumento ou de redução);
– Lipoaspiração;
– Cirurgia de coxas;
– Lifting facial.
Você não precisa necessariamente realizar todas as correções acima. Faremos uma avaliação no consultório de acordo com a sua necessidade e desejo para essa cirurgia, tendo em vista que os procedimentos podem ser feitos de forma única ou conjunta.
Assim como mencionado anteriormente, pode ser necessário a realização de mais de uma cirurgia para finalizar todo o tratamento.
Como em toda cirurgia, o pós-operatório é tão importante quanto. Os primeiros dias são de extrema importância para evitar hemorragias, infecções e edemas, por isso recomendo repouso e cuidado com os curativos.
Pode ser indicado o uso de drenos ou sessões de drenagem linfática para evitar o acúmulo de líquido no organismo.
Aos poucos, os pacientes são liberados para realizar atividades mais leves e, gradativamente, retornam à vida normal.
Frequentemente também recomendo o uso de cintas ou malhas compressivas para auxiliar no processo de cicatrização, uma vez que pode ocorrer o alargamento das cicatrizes.
Tem interesse pela cirurgia plástica pós bariátrica?
Agende sua consulta e vamos conversar melhor!
Não deixe de acompanhar o blog! Estamos sempre com temas novos!