Cirurgia Pós Bariátrica

Após a realização da cirurgia bariátrica um dos principais questionamentos que surgem é acerca da necessidade de realização de cirurgias plásticas para remoção de excesso de pele.

A cirurgia pós bariátrica é realizada após 1 a 2 anos da cirurgia bariátrica para o tratamento dos excessos dermo cutâneos que prejudicam funcionalmente o paciente além de infecções cutâneas de repetição.

Os Procedimentos mais realizados são a Abdominoplastia (desde circunferencial, até em âncora e abdome simples), mastopexia com o uso de prótese de mama, lifting de Braço e coxas.

Todos esses procedimentos têm por objetivo a melhora do contorno corporal, facilitando ao paciente ao se vestir e até a prática de atividades físicas, porém para isso é necessário grandes incisões e consequentes cicatrizes. São cirurgias de grande porte que devem ser realizadas por equipes treinadas e sintonizadas, para minimizar os efeitos deletérios das grandes resseções.

O momento mais adequado para estes pacientes se submeterem a cirurgias plásticas é quando eles já estabilizaram o peso e estejam alimentando-se normalmente. Sempre friso que deve ser feita uma análise conjunta entre o cirurgião plástico e o médico responsável pela bariátrica sobre o quadro clínico do paciente. Os procedimentos mais procurados são:

  • abdominoplastia (para corrigir o abdômen);
  • braquioplastia (retirar os excessos de pele dos braços);
  • mamoplastia (de aumento ou de redução);
  • lipoaspiração;
  • cirurgia de coxas;
  • lifting facial.

Que podem ser feitos de forma isolada ou em conjunto, dependendo da individualidade de cada paciente. Para saber mais informações sobre este procedimento, marque sua consulta no consultório que atendo no Rio de Janeiro – Centro.

Nosso Diferencial

• Todas as nossas cirurgias são realizadas por uma equipe completa – composta pela Cirurgião principal, Cirurgião auxiliar, anestesista e instrumentador. Todos com excelente formação, anos de experiências, e membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
• Além de equipe composta por profissionais qualificados, só realizamos nossas cirurgias em ambiente hospitalar com CTI e centro cirúrgico com equipamentos modernos para melhor atendimento, segurança e conforto do paciente.
• Sempre solicitamos avaliação completa pré-operatória, com exames de sangue, exames de imagem e risco cirúrgico (parecer clínico e/ou cardiológico)
• Já realizamos mais de 600 cirurgias nos últimos 3 anos.

Perguntas Frequentes

Conheça as dúvidas mais comuns sobre este procedimento.

É especialmente relevante dizer que, antes de procurar pelo cirurgião plástico, o paciente deve buscar a equipe médica que fez a bariátrica. Pois, através de uma avaliação detalhada o médico analisará se o paciente está em condições de passar por um novo procedimento cirúrgico.

Alguns pré-requisitos para liberação da cirurgia plástica são:

Estabilização do peso. Geralmente, o peso é normalizado entre 12 e 18 meses;
Boa saúde comprovada através de exames laboratoriais.

Para responder esta pergunta com precisão, precisamos avaliar o paciente pessoalmente. Pois, após a análise de seu corpo verificamos onde há flacidez de pele que pode ser corrigida com a cirurgia. Geralmente, indicamos mais de um tipo de técnica para promover o contorno corporal.

Segue abaixo os tipos de cirurgias plásticas mais comuns após a bariátrica;

Abdominoplastia;
Braquioplastia (cirurgia no braço);
Mamoplastia;
Lifting de coxas;
Lifting facial.

Após a cirurgia bariátrica e cirurgia plástica, o paciente deve manter hábitos saudáveis. Portanto, a prática de atividade física e uma dieta balanceada irão contribuir para o equilíbrio do corpo e manutenção do resultado.

Faz parte dos cuidados também levar uma vida sem estresse, evitar o fumo e bebidas alcoólicas, beber muita água e ter uma boa noite de sono.

O emagrecimento das pessoas que realizam uma cirurgia bariátrica se dá de forma mais rápida e é difícil para a pele retrair-se na mesma velocidade. Sem contar que o organismo sofre com a alteração que acontece na absorção das vitaminas E, muitas vezes, por causa da anemia.

Como o processo de emagrecimento é outro e não há um preparo do organismo para se habituar à nova condição, a flacidez da pele é maior após a cirurgia bariátrica.

A cirurgia plástica corrige a flacidez e remodela o corpo, mas é imprescindível saber que a cirurgia deixará cicatrizes. Quanto maior o grau de flacidez, consequentemente maior será o tamanho das cicatrizes.

Portanto, avaliamos cada caso em especial e alinhamos com o paciente as expectativas em relação ao resultado final.

Todo procedimento cirúrgico oferece riscos. Mas, para evitá-los é preciso cuidados e cautela no período pré e pós-operatório. Além de seguir todo o protocolo para amenizar os perigos da cirurgia.

Sobretudo, você deve procurar especialistas membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, assim como nós.

Dra. Ana Borba Leite Monteiro

Graduada em medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pelo Hospital Federal de Ipanema (HFI). Também sou membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP.

Atualmente, atendo em meu consultório localizado no centro do Rio de Janeiro.

Realizo constantes cursos de atualização e participo de importantes congressos na área médica no Brasil e em outros países.

Conheça a estrutura da Clínica