Cirurgia Íntima

A ninfoplastia ou labioplastia (cirurgia íntima) é uma intervenção cirúrgica realizada para corrigir alterações na região genital feminina. Os principais motivos são: hipertrofia ou atrofia dos grandes lábios; púbis (monte de vênus volumoso) e hipertrofia (aumento) dos pequenos lábios.

A causa do aumento dos pequenos lábios costuma ser idiopática com o crescimento acontecendo na puberdade. O aumento dos pequenos lábios geralmente está ligado a fatores genéticos. 

Normalmente, a anestesia é local com sedação e a paciente recebe alta no mesmo dia. O tempo de operação é de, em média, 45min. A idade recomendada para este tipo de procedimento é a partir dos dezoito anos.

As atividades cotidianas podem ser retomadas no dia seguinte ou alguns dias depois, conforme orientação médica. Contudo, a relação sexual não é recomendada durante um mês. A cicatriz localiza-se na área da mucosa e é praticamente imperceptível.

Nosso Diferencial

• Todas as nossas cirurgias são realizadas por uma equipe completa – composta pela Cirurgião principal, Cirurgião auxiliar, anestesista e instrumentador. Todos com excelente formação, anos de experiências, e membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
• Além de equipe composta por profissionais qualificados, só realizamos nossas cirurgias em ambiente hospitalar com CTI e centro cirúrgico com equipamentos modernos para melhor atendimento, segurança e conforto do paciente.
• Sempre solicitamos avaliação completa pré-operatória, com exames de sangue, exames de imagem e risco cirúrgico (parecer clínico e/ou cardiológico)
• Já realizamos mais de 600 cirurgias nos últimos 3 anos.

Perguntas Frequentes

Conheça as dúvidas mais comuns sobre este procedimento.

Os principais tipos de cirurgia íntima feminina são:

  • redução dos pequenos lábios (labioplastia)
  • redução e correção da flacidez dos grandes lábios
  • aumento dos grandes lábios
  • cirurgia para redução do monte de vênus
  • cirurgia para levantar o monte de vênus

Assim como qualquer cirurgia plástica, a ninfoplastia não é isenta de riscos. Riscos como infecção, abertura de pontos, hemorragia, cicatrização alterada existem. A boa notícia é que seguindo os cuidados essenciais para uma cirurgia plástica segura todos eles podem ser diminuídos.

A cirurgia é ambulatorial, ou seja, você faz o procedimento e tem alta do hospital poucas horas depois. Na primeira semana é recomendado repouso relativo.

Dependendo do seu trabalho você poderá voltar a trabalhar no dia seguinte da cirurgia.

Atividades físicas, como academia, podem ser retomadas lentamente após 10 dias, conforme a evolução de cada paciente.

Cirurgias plásticas combinadas são muito comuns (confira o post Cirurgias plásticas combinadas mais comuns).

A cirurgia íntima pode ser feita junto com outras plásticas como colocação de prótese de silicone, lipoescultura, abdominoplastia, rejuvenescimento do rosto, etc).

Na minha clínica de cirurgia plástica uma das associações mais comuns é fazer a cirurgia íntima junto com prótese de silicone.

Se você se sente confortável com o aspecto das suas partes íntimas você é normal.

Já as mulheres que sentem desconforto ou insatisfação com a “estética das partes íntimas”, são boas candidatas à uma cirurgia íntima ou ninfoplastia, a qual pode devolver a auto estima e a confiança nas relações.

Dúvidas sobre anestesia em cirurgia plástica sempre são muito comuns. A cirurgia é feita com anestesia local ou local com sedação dependendo do caso e da preferência de cada paciente.

As relações sexuais devem ser evitadas por um período de no mínimo duas semanas após a cirurgia. Isso é muito relativo e pode variar conforme a técnica que foi utilizada para cada caso e a evolução em particular de cada paciente.

Dra. Ana Borba Leite

Graduada em medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pelo Hospital Federal de Ipanema (HFI). Também sou membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP.

Atualmente, atendo em meu consultório localizado no centro do Rio de Janeiro.

Realizo constantes cursos de atualização e participo de importantes congressos na área médica no Brasil e em outros países.

Conheça a estrutura da Clínica