Cirurgia de mama no Brasil: O que você deve avaliar antes de realizar
28/11/24
22/06/21
Olá, meninas, tudo bem? Estão se cuidando direitinho? Espero que sim! Por falar em se cuidar, hoje vamos falar de um assunto que assusta muitas mulheres que querem realizar o sonho da mamoplastia: os cuidados após o implante de silicone.
Como em qualquer cirurgia plástica, a colocação de próteses de silicone nos seios exige um período de recuperação, pois a paciente precisará de repouso e poderá apresentar hematomas e inchaços, além de ser recomendado o afastamento de suas atividades por alguns dias.
Muito dolorido e difícil são alguns dos adjetivos usados para descrever esse período. Mas, não se preocupe. Não há porque se assustar, afinal, você não irá passar por isso sozinha e nem sem acompanhamento, não é?
Entretanto, a melhor forma de ficar mais tranquila durante esse período e acelerar a sua recuperação é conhecendo todos os cuidados envolvidos nessa fase. Pensando nisso, hoje quero falar com vocês sobre os principais cuidados após o implante de silicone. Confira!
Esteja preparada para ficar algumas horinhas no hospital, ok? Esse período é necessário para que o efeito da anestesia passe completamente e o médico certifique que você está bem e pode voltar para casa. Depois disso, você receberá alta e poderá ir para casa, mas sempre acompanhada e sem poder dirigir.
Você estará com alguns curativos nos locais onde foram feitas as incisões. Normalmente, eles devem ser retirados 72 horas depois do procedimento, permitindo a troca de curativo no local e a cicatrização mais adequada. Depois desse prazo você também poderá tomar banho, de preferência acompanhada de alguém que possa te ajudar tanto em questões de mobilidade quanto caso você sinta alguma tontura ou desconforto!
De maneira geral, um repouso relativo domiciliar de catorze dias, dependendo do caso, é o mínimo necessário. Após esse período, as atividades rotineiras podem voltar aos poucos, mas sem carregar pesos e sem dirigir por pelo menos 21 dias. Na dúvida, sempre pergunte sempre ao seu médico o que pode ou não ser feito, ok?
É fundamental que você siga à risca a famosa recomendação de restringir os movimentos dos braços no pós-cirúrgico. Ao mover os braços, o músculo peitoral onde a prótese está apoiada também se movimenta, e isso pode afetar a recuperação e a cicatrização. Durante pelo menos duas semanas, você não deve levantar os braços num ângulo maior que 90º. Os movimentos devem ser lentos e sempre dentro dos limites recomendados pelo médico.
Embora haja a restrição dos movimentos dos braços, é importante que você faça pequenas caminhadas ao longo do dia para movimentar as pernas e prevenir a trombose venosa profunda (TVP), que pode levar outras complicações.
Você também deverá utilizar o sutiã pós-operatório por pelo menos um mês decorrido da cirurgia. É importante comprar um sutiã de empresas especializada em pós-operatório de cirurgia plástica e de recomendação do eu médico, garantindo o máximo de qualidade e conforto para você durante esse período.
Nos dois primeiros meses, você deverá dormir de barriga para cima! O ideal é que você evite dormir de barriga para baixo, porém dormir de lado vai ser liberado de acordo com a evolução do seu pós operatório, geralmente a partir de 3 semanas! Apesar de parecer desconfortável, essa recomendação é importante para prevenir deslocamento da prótese ou até mesmo sangramentos.
O inchaço no pós-operatório de silicone é normal, ele já se inicia no pós operatório imediato. Em alguns casos, o inchaço está relacionado com a grande retenção de líquido e por isso a paciente deve se manter hidratado (ajudando na circulação de líquidos), usar o sutiã cirúrgico adequado, aplicar compressas geladas no polo superior das mamas, realizar pequenas caminhadas e em alguns casos recomendamos passar pela drenagem linfática de pós-operatório de mama.
Seguir essas recomendações e as demais que forem passadas pelo seu médico são fundamentais para um bom resultado, afinal, como já dissemos aqui no blog, o sucesso de uma cirurgia plástica também depende dos cuidados que a paciente tem com o procedimento!
Aqui no blog estou sempre trazendo dicas e explicações sobre os procedimentos e os cuidados após o implante de silicone.
Se você ainda tiver alguma dúvida, não hesite em me chamar! Estou à disposição para conversar e esclarecer tudo que for necessário! Me acompanhe também nas redes sociais!